O Google Maps anunciou novos recursos estarão em uma próxima atualização do app. Uma das principais mudanças é a inclusão de um recurso que permite com que o motorista saiba realmente quanto ele vai pagar ao longo de um determinado trajeto com os pedágios que podem ser encontrados.
De acordo com o Google, a nova função vai mostrar o valor dos pedágios nas rotas antes do início da navegação, na mesma tela em que as informações do tráfego são apresentadas. O aplicativo também exibirá opções de rotas gratuitas, se houver. Dessa forma, usuários poderão se planejar melhor ao saber a média de gastos na estrada, além de descobrir a melhor rota para chegar ao destino. O Google informou que os dados sobre os preços serão compartilhados pelas autoridades locais de pedágio.
O recurso poderá ser ativado no próprio app do Google Maps. Os motoristas poderão selecionar um filtro, chamado de “Evitar Pedágios”, que vai fazer com que o mapa procure uma rota na qual o veículo não passe por nenhum posto de cobrança, caso houver.
Outras alterações também foram anunciadas para ajudar os motoristas que estão se deslocando por locais desconhecidos, como a exibição de detalhes nos mapas, como semáforos e placas de "PARE" ao longo da rota, assim como contornos de edifícios e áreas de interesse.
Em determinadas cidades, o Google Maps também vai começar a mostrar até mesmo o formato e a largura das estradas. A empresa afirma que todas essas mudanças vão permitir que o usuário consiga se localizar melhor, o que vai reduzir as chances do motorista de mudar de faixa de última hora ou perder um retorno, por exemplo.
Segundo o Google, o recurso estará disponível no app para celulares Android e iPhone (iOS) ainda este mês nos Estados Unidos, Índia, Japão e Indonésia, e deve ser liberado no Brasil em breve.