A Huawei apresentou nesta semana um novo padrão para as redes de fibra óptica que poderá tornar a velocidade de transmissão de dados muito maior do que temos nos dias de hoje. A rede poderá alcançar a velocidade de até 600 Gbps em cada fibra de sua rede. Para isso, o novo padrão conta com chips OptiXtreme oDSP.
A empresa afirmou que este tipo de solução pode ser muito interessante especialmente para países que contam com dimensões continentais, como é o caso do Brasil. Principalmente nos locais que conta com um grande crescimento na demanda por conexão, o que também acaba sendo o caso do nosso país.
Novas tecnologias para criação de redes de alta capacidades como essa podem ajudar ainda mais a tornar barato o custo final tanto para as operadoras quanto para o consumidor final. Recentemente a consultoria IHS divulgou dados que mostram uma queda significativa no preço do custo por bit de transmissão em redes de fibra óptica em 2011. Mas nos últimos três anos eles acabaram ficando estáveis.
Isso teria acontecido em razão do advento das redes de 100 e 200 Gbps, que, desde então, têm sido “amadurecidas” em vez de atualizadas para tecnologias mais novas.
A nova tecnologia da Huawei funciona em um comprimento de onda único e ajustável. Dessa maneira, as operadoras podem configurar a velocidade de transmissão de acordo com a demanda (entre 100 e 600 Gbps) e obter sempre a opção mais eficiente.
Um outro diferencial importante dessa nova forma de distribuição dos dados pela rede é a utilização de sistemas de inteligência artificial, que terá como principal funcionalidade ajustar automaticamente o desempenho da rede de acordo com a demanda, a fim de ganhar eficiência energética.
Não existem informações, até o momento, sobre o interesse das empresas brasileiras nesta nova tecnologia.