Google anuncia troca dome da IA Bard para Gemini

Tecnologia também ganha uma opção de aplicativo para dispositivos móveis.

Por Rodrigo Bueno

publicado em Inteligência Artificial

O Google confirmou nesta quinta-feira, dia 8, que o seu chatbot de inteligência artificial que até então era chamado de Bard agora vai se chamar Gemini. A confirmação veio a partir de uma coletiva de imprensa feita pela empresa. Além disso, também foi anunciado um aplicativo para smartpthones com sistema operacional Android e também estará disponível para o Google para Iphone.

O principal objetivo da criação da nova marca e do novo nome é conseguir traduzir e reunir todas as possibilidades que podem ser acessadas a partir do Gemini.

Ele chega carregando o modelo fundacional de IA que foi lançado pela empresa em dezembro de 2023 e que trouxe uma série de recursos mais avançados, incluindo a criação de códigos de programação, bem como para resolução de problemas matemáticos.

Agora, o Gemini também acaba tendo alguns dos recursos que podiam ser encontrados anteriormente no Bard, incluindo a possibilidade de acessar o sistema através de um navegador conectado na internet.

Na prática, neste primeiro momento não existem novos recursos anunciados para a plataforma. Ele acaba tendo basicamente as mesmas ferramentas que antes estavam disponíveis no Gemini, incluindo criar imagens, textos, códigos e tabelas, resolver questões matemáticas, pesquisar na web, analisar informações de vídeos do YouTube, dentre outras.

Ele segue contando ainda com suporte a comandos em formato de texto, áudio e imagem, ou seja, você pode combinar diferentes tipos de solicitações para realizar ações com essa inteligência artificial.

“Estamos criando todo um ecossistema novo em cima do Gemini e a ideia é simplificar para as pessoas”, explicou a vice-presidente e diretora-geral do Google Assistente e do Bard Sissie Hsiao. Com isso, outras ferramentas, como o “Bard Advanced”, também está trocando de nome, sendo chamado de “Gemini Advanced”.

Já nos smartphones, os usuários poderão passar a utilizar o Gemini como principal assistente virtual. A promessa aqui é de mais recursos e também mais fluidez na comparação com o que se tem hoje com auxiliar que é rival da Siri e da Alexa.