O Google anunciou nesta semana a chegada de uma atualização para sua ferramenta de Inteligência Artificial, o Bard. De acordo com as informações que foram divulgadas pela companhia, o sistema passará a contar com um gerador de imagens fotorrealistas a partir de comandos de textos, deixando assim a IA mais próxima de outras como Dall-E e Midjourney.
Neste primeiro momento, o Bard vai conseguir criar imagens apenas de descrições em inglês. Dentre os exemplos citados pela empresa, seria possível digitar algo como “dog riding a surfboard”, ou “cachorro surfando em uma prancha” pare receber quatro opções diferentes de imagens com essa descrição.
Todas as criações feitas a partir do sistema de IA terão uma marca d’água digitalmente identificável nos pixels. O objetivo é ajudar com que as pessoas consigam diferenciar imagens originais das que foram geradas por IA.
Além disso, outras melhorias também foram anunciadas para a IA do Google. No final do ano passado, a plataforma foi integrada ao Gemini Pro, um modelo de linguagem grandes multimodais. Agora, a partir desta integração, o modelo está disponível em todos os idiomas do mundo, incluindo o português.
Uma outra melhoria é a chamada “Dupla verificação”, que corrobora as respostas fornecidas pelo Bard. Ela será disponibilizada em 40 idiomas, incluindo em português, e permite que o usuário realize buscas no Google a partir de respostas dadas pelo Bard.