O Google confirmou recentemente que vai desenvolver uma Inteligência Artificial terá como principal objetivo ajudar os usuários na criação de textos para redes sociais, blogs e outras plataformas dentro do seu próprio navegador Chrome. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, o sistema vai funcionar no próprio navegador.
O recurso foi encontrado em meio às flags do aplicativo e ainda está em desenvolvimento. Baseada em uma ferramenta de auxílio de escrita que já está disponível no Gmail e no Docs, entre outras plataformas do Google, a função será parte de um conjunto de ferramentas categorizado pelo Google como “Compose” — ou “redigir”, em português.
O recurso deve aparecer, a partir do momento em que for lançado, em meio às sugestões de preenchimento ou poderá ser usada a partir do menu acessado por um clique no botão direito do mouse. Os usuários terão acesso a opções de reescrita de um texto, a partir do entendimento do contexto das publicações.
O sistema também deve sugerir diferentes tons e realizar edições diretas, além da possibilidade de trabalhar com outros elementos que estão presentes na comunicação digital, como a adição de emojis e também a adição de hashtags que sejam considerados como relevantes. Tudo isso a partir não apenas de um prompt de comando do usuário como também de uma leitura da página que está sendo acessada.
Dentre os exemplos citados pelo Google para seu novo sistema está a possibilidade de criação automática de um review elogioso para um restaurante ou a criação de resumos em tópicos de um texto mais longo.
A previsão do lançamento do recurso é em algum momento de 2024.