A Microsoft está mudando o nome do navegador Edge, mas apenas nas suas versões para os dispositivos móveis, com sistema operacional Android e iOS. Nos smartphones, o aplicativo passa a se chamar Microsoft Edge: Copiloto Int. Essa é parte da estratégia da empresa para ressaltar os recursos de inteligência artificial generativa que ele oferece aos usuários.
A empresa quer que os usuários comecem a utilizar, de uma forma mais efetiva, todos os recursos de IA que podem ser encontrados no aplicativo que permite aos usuários acessarem sites e outros serviços web.
O Copiloto Int oferece uma série de possibilidades em tarefas como de navegação e busca, auxiliando na localização de informações e na produção de resumos dos resultados, além de facilitar compras e criações de conteúdo.
O navegador passa a contar de uma forma mais efetiva com tecnologias como o GPT-4, que trabalha com prompts em texto enviados pelos usuários, e o DALL-E, que gera imagens a partir das indicações dadas. Nos dispositivos móveis, o funcionamento deste sistema acaba sendo muito parecido com o Edge para Windows 11.
Na versão mais atual do navegador, os usuários contam ainda com recursos que permitem o reconhecimento de imagens que podem ser enviadas pela pessoa. Ele também consegue reconhecer determinados elementos que são capturados em tempo real pela câmera do celular.
Os usuários também conseguem traduzir páginas em idiotas estrangeiros automaticamente, além de priorizar o acesso aos sites preferidos do usuário.