O PicPay anunciou recentemente que integrou seus canais de atendimento ao cliente com a tecnologia de inteligência artificial ChatGPT. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, o sistema promete ser utilizado para otimizar contatos e também ajudar os clientes na organização da sua vida financeira.
A fintech, que funciona tanto como uma carteira digital como uma conta bancária digital, afirma que o recurso já está disponível no chat da fintech, encontrado nos aplicativos para Android e iOS. A empresa afirmou que a implementação, que já está sendo testada há algum tempo, ajudou a aumentar os níveis de satisfação dos clientes e a taxa de resolução de problemas nos últimos meses.
A equipe da fintech explica que essa aproximação foi realizada a partir do Azure OpenAI Service, serviço da Microsoft que conecta os serviços digitais aos modelos de IA de texto (GPT) e de imagem (DALL-E).
O resultado, segundo os levantamentos que foram feitos pela fintech, ajudaram os clientes para que eles consigam resolver dúvidas e eventuais problemas do dia a da. A tecnologia também ajuda para que determinadas demandas sejam direcionadas para o atendimento de humanos, que seguem fornecendo suporte para os clientes do serviço.
Com a atualização, a instituição financeira ressalta que apenas os contatos por telefone não são intermediados por inteligência artificial. Ou seja, é uma melhoria que chega para somar aos canais já existentes, e não para substituir.
A plataforma também promete que a IA vai ajudar os clientes no dia a dia, não apenas em problemas. Por exemplo, eles podem utilizar o chat do app para perguntar “Quanto eu gastei com energia elétrica em 2023” sem ter que somar as informações do extrato.