O terceiro maior site de busca do mundo, o Baidu ainda é relativamente desconhecido por aqui, sendo mais utilizado na China, onde ultrapassa o Google e o Yahoo!. Atualmente o Baidu apresenta uma lista vasta de serviços, sendo a busca na web o mais conhecido e o Badu Antivírus o segundo mais conhecido deles.
Com todo o seu crescimento na China, o Baidu começou a lançar seus olhos para outros mercados, como mercado ocidental. E um dos que mais lhe chamou a atenção foi o mercado brasileiro, por sua diversidade e grande potencial.
Pois em novembro do ano passado o grupo anunciou que uma boa parcela de seus serviços chegaria ao Brasil, lançando por aqui o PC Faster (um programa que analisa o PC do usuário melhorando seu desempenho), o Baidu Antivírus, o portal Hao123 e o navegador conhecido como Spark.
O seu maior e mais famoso serviço, que é o site de busca, ainda não será lançado por aqui, já que a ideia é medir a aceitação do público brasileiro aos primeiros serviços do grupo, para então, somente depois disso trazê-lo para cá, o que poderá ocorrer ainda nesse ano de 2014.
Segundo informações do próprio grupo, o Brasil é o primeiro país de todo o continente americano (América do Norte, América Central e América do Sul) a receber seus serviços com tradução para o idioma local. E possivelmente será o primeiro a receber o seu famoso site de buscas.
Tudo isso é parte de uma estratégia do grupo chinês, que está de olho no grande contingente de brasileiros conectados na web e, principalmente, nos brasileiros que estão para chegar, já que o mercado brasileiro é um dos que mais tem potencial de crescimento para novos internautas do mundo.
A ideia do grupo é trazer o Baidu como alternativa para esses internautas de primeira viagem, rivalizando diretamente com o Google e com o Yahoo!.
Como o público brasileiro tem por hábito associar produtos e serviços vindos da China como sendo de baixa qualidade, o desafio do Baidu em terras brasileiras será imenso. E os executivos do grupo estão cientes disso, e já disseram inclusive que entendem que mudar a imagem da China e de seus produtos e serviços é um dos principais desafios do Baidu no Brasil.
Ainda segundo esses executivos, o investimento do Baidu no Brasil não é de curto prazo, mas sim de longo prazo. Isso significa que não há a necessidade de que se tenha um retorno financeiro imediato por aqui.