A capital do Brasil se tornou a primeira cidade a receber oficialmente a tecnologia de conexão 5G. O sinal que está sendo chamado de “5G Puro” está oficialmente sendo ativado hoje dia 6 de junho. Mas os moradores de algumas regiões da cidade afirmaram que já vinham conseguindo acessar a velocidade mais rápida desde o final semana anterior.
Inicialmente, a maior parte da cobertura 5G no Distrito Federal estará concentrada no Plano Piloto (área central de Brasília), Lago Sul, Lago Norte, Águas Claras, Candangolândia, Núcleo Bandeirante e Guará.
Agora, aos poucos a tecnologia vai começar a ser espalhada pelo restante do país, começando pelas capitais e também pelas regiões metropolitanas. Belo Horizonte deve ser a 2ª cidade a receber oficialmente o sinal de 5G. A informação foi confirmada por Moisés Moreira, vice-presidente da Anatel , em evento organizado pelo site Teletime. Até o momento, não foi divulgado quais os bairros da capital mineira receberão a rede de internet de altíssima velocidade.
Ainda não divulgada uma data exata para que a tecnologia comece, de fato, a funcionar na capital mineira. A ativação dependerá da liberação do Gaisip, grupo liderado por Moisés Moreira, que faz a coordenação das atividades de limpeza da faixa de 3,5 GHz – atualmente utilizada por antenas parabólicas de TV.
Depois disso, as próximas cidades que devem receber o sinal 5G devem ser Porto Alegre, São Paulo e João Pessoa. A ideia é que todas as capitais brasileiras tenham o 5G puro funcionando até o dia 29 de setembro.
Vale ressaltar que, para que os usuários consigam ter acesso a conexão 5G, eles precisam ter um dispositivo compatível.