Os usuários do GitHub, conhecido como o mais popular sistema de colaboração e compartilhamento de códigos do mundo, que ainda não configuraram a sua conta com o sistema de segurança de autenticação de dois fatores terão que, obrigatoriamente, fazer o procedimento para continuar utilizando sua conta. Mas, a mudança será gradual, sendo que o prazo máximo será o final do ano de 2023.
Os responsáveis pelo serviço já tinham divulgado anteriormente que iriam começar a exigir este método de login mais seguro dos usuários, mas até o momento ainda não tinham sido divulgados todos os detalhes e nem um cronograma para a mudança.
Todos os usuários que possuem conta no GitHub vão receber um aviso por e-mail sobre a necessidade do castro de um 2FA, sigla utilizada para se referir ao sistema de autenticação de 2 fatores. Depois de receber o e-mail com o aviso, a pessoa terá 45 dias para fazer a mudança. Essas notificações para a mudança serão distribuídas em "ondas", começando pelas maiores contas da plataforma, depois avançando para as menos relevantes. A ideia é que todos tenham cadastrado até o final do ano.
Antes disso, a empresa já tinha obrigado todas as contas que possuem projetos que são considerados como de alto impacto a cadastrarem um 2FA. Foram consideradas para essa categoria contas que tivessem a partir de um milhão de downloads por semana ou mais de 500 dependentes.
A empresa ressalta que essa medida acaba acrescentando uma importante camada de segurança nas contas, tornando muito mais difícil que elas sejam acessadas por hackers. Essa é uma medida que se torna ainda mais importante em um sistema como o do GitHub, uma vez que um código malicioso pode acabar sendo facilmente distribuído para outras aplicações.