Sempre buscando por alternativas que trabalhem sobre a economia de dados, a Google ataca novamente com uma nova resolução para o seu navegador Google Chrome, que foi lançada em silêncio pela empresa e já está disponível para acesso dos clientes.
O Data Saver, que permitirá a redução considerável da quantidade de dados baixados pelo browser durante a navegação em sites, é a grande premissa.
A extensão poderá trabalhar sobre a economia de até 50%, auxiliando no fluxo de navegação dos internautas durante suas atividades diárias na internet. Sem anúncio prévio de lançamento pela Google, a extensão ainda flui em fase beta, mas apesar de não estar pronto, o Data Saver mostrou bom funcionamento até o momento.
O que é o Data Saver e como ele funciona
O Data Saver é um macete que trabalha com direcionamento de dados de uma página a servidores do Google, trabalham com a compressão dos iens que a compõe, como HTML, arquivos CSS, códigos em Java Script, entre outros, disponibilizando-os então ao navegador.
Basta instalar a extensão pela loja de Apps da Google Chrome, clicar em um botão e este recurso fica automaticamente ativo. Através dele, é possível checar a quantidade de dados economizados clicando no ícone da ferramenta, que fica ao lado da barra de endereços do Chrome.
A ideia já é antiga, pois desde 2013 as versões do navegador Chrome para iOS e Android contavam com função parecidas e equivalentes, mas que não seriam ativadas por padrões.
No uso em dispositivos móveis, era necessário ir até as configurações do browser e habilitar a opção “Economia de dados”.
Qual a importância do Data Saver em seu navegador?
O recurso pode ser útil tanto em dispositivos móveis quanto em desktops, servindo para acelerar a exibição de páginas no Google Chrome e equilibrar a navegação durante seus acessos.
O maior destaque no trabalho deste recurso é a economia no tráfego, que ajuda a equilibrar o gasto com os dados para quem usa franquias de internet em planos 3G ou 4G.
A extensão de economia de dados é importante para permitir uma navegação sem peso, que poupa gastos e garante um tráfego livre, longe de prejuízos ao internauta.
O Data Server está disponível para testes em lojas da Chrome Web Store, podendo ser baixada por qualquer usuário que esteja interessado em obter este recurso em seus dispositivos. Mais um acerto da Google pela tranquilidade do internauta!