Procurando proteger melhor seus usuários do ataque de criminosos cibernéticos que atuam na tentativa de roubar senhas e outras informações pessoais, o Google acabou de anunciar o lançamento de uma extensão de segurança para o seu navegador.
Com isto, o Chrome passa a contar com uma extensão chamada de “Alerta de Senha”, que tem como função primordial, como já se pode imaginar pelo nome, impedir que usuários desavisados e descuidados possam informar suas combinações dentro de qualquer site.
O que é?
O “Alerta de Senha” é capacitado para detectar a presença de sites falsos de login do Google, o que ele faz por meio da conferência do HTML de cada página que o usuário acessa.
Além disto, ele também é capaz de fazer a conferência da senha digitada, para verificar se ela de fato é verdadeira ou não.
Quando a página visitada pelo usuário do Chrome apresentar uma URL que seja diferente de “accounts.google.com”, ou se ela tiver um código que seja distinto, imediatamente um alerta será emitido pelo add-on da nova extensão no momento exato em ele começar a escrever a palavra-chave.
Como funciona?
Segundo o Google, o funcionamento do “Alerta de Senha” é bem simplificado, se dando por meio da sua capacidade de memorizar o que eles chamam de “uma versão embaralhada” da senha no momento em que o plugin é instalado e colocado para trabalhar.
Ao fazer isto, toda vez que o usuário digitar a senha, o navegador passa a analisar os caracteres, e consegue identificar se a senha está correta ou não, enviando um alerta no exato momento, dando a sugestão para que seja feita a troca de combinação.
O Google informa que todos os dias são enviados nada menos do que milhões de websites e e-mails de phising, e há nada menos do que 2% deste total do que é enviado pelo Gmail, sendo direcionado para o roubo de senhas.
Com isto, se tornou imprescindível a presença de uma extensão de segurança para proteger os usuários do Chrome do ataque de criminosos cibernéticos que buscam senhas e outras informações confidenciais.
Segundo se sabe, esta extensão de segurança para usuários do Chrome levou nada menos do que 3 anos para ser desenvolvida e criada.
Ao final do processo, ela acabou sendo definida como uma espécie de “plus” em relação às outras ações de segurança já tomadas pelo Google até aqui.