Com vistas em aprimorar ainda mais a experiência de seus usuários, o Google lançou mais um serviço, o download de histórico de pesquisas, que permite fazer a visualização de milhares de registros de pesquisas feitas ao longo do tempo pela pessoa.
Com isto, é possível que a pessoa consiga fazer uma espécie de fotografia de tudo que ela pesquisou e se interessou nos últimos anos, entendendo, inclusive, o que mudou em sua forma de pesquisar assuntos no Google.
Um registro histórico
Ao liberar o histórico de pesquisas para download, o Google passou a permitir que os usuários de seus serviços possam visualizar todas as pesquisas que foram feitas desde quando eles autenticaram suas contas Google.
Segundo a empresa, dentro do histórico de registros, estarão resultados de pesquisas feitas pelo Google, além de também pesquisas feitas por outras ferramentas, como o Chrome, e também por aplicativos Google para tablets e smartphones.
O download pode ser feito por meio de arquivos JSON, o que já é possível de ser realizado desde a última segunda-feira, dia 20 de abril de 2015.
Como proceder?
Para quem se interessou e ficou curioso em relação ao seu histórico de pesquisas no Google, a empresa afirmou que para realizar o download será necessário acessar o “histórico”, clicando na engrenagem e realizar o download clicando em “fazer download”.
Quando o backup já tiver se encerrado, o usuário receberá um e-mail informando de seu término, sendo que neste e-mail também haverá um link do Google Drive, que irá permitir que as informações pesquisadas possam ser baixadas.
O que mudou?
Segundo o Google, o que de fato mudou em relação ao histórico de pesquisas na plataforma reside no fato de que até então, só era possível visualizar e consultar este histórico, não sendo possível baixá-lo.
Agora, com este anúncio, passa a ser possível para os usuários do Google realizar as consultas, mas também realizar o download do histórico de pesquisas de modo bem prático e simples.
Quem poderá ver?
O Google afirmou que o arquivo que será gerado pelo usuário só poderá ser visualizado pelo próprio, não podendo ser visto por terceiros.
No entanto, há a possibilidade de se compartilhar este download para que outras pessoas possam visualizá-lo, o que não é muito indicado, especialmente por conta da quantidade de besteira que todos acabam pesquisando na internet em algum momento.
O Google também orienta que, para evitar problemas, é aconselhável que este arquivo de histórico de pesquisas não seja baixado em computadores públicos.