Algumas pessoas podem nunca ter ouvido falar em usabilidade, ou talvez já tenham ouvido, mas para outras áreas, nunca para o mundo digital. A usabilidade é um método que está sendo muito difundido e usado para que se tenha um aumento da qualidade de sites, blogs e e-commerce, gerando um melhor retorno de seus clientes. Um de seus principais objetivos é fazer com que o seu site, loja ou blog seja fácil de ser navegado.
O que é usabilidade?
A usabilidade na internet se refere à facilidade com que uma interface, um site ou um programa de computador pode ser usado. É muito utilizada na área de comunicação, nas lojas, nos manuais e ajudas online e faz referência ao design de um blog, de um e-commerce ou do site de uma empresa.
É fato que a maneira como o site é apresentado pode resultar no fracasso ou no sucesso da marca, pois, se o seu site tiver muita informação em um só lugar, cores demais e difícil acesso ao que o cliente quer, provavelmente não servirá de nada para empresa, influenciando na visão do cliente quanto à sua marca.
Para um site, a usabilidade é fazê-lo proporcionar um fácil acesso para o seu usuário, de modo que, assim que acessá-lo, ele consiga navegar facilmente e entender sobre o que site fala. Desse modo, você deixa claro para o cliente que deseja que ele tenha acesso ao que quer e seja atendido de maneira eficiente.
Formas de melhorar a usabilidade de seu site
- Use uma linguagem simples e bastante clara;
- Tenha uma fácil navegação;
- O site precisa ter uma estrutura fácil de ser entendida;
- O conteúdo deve ser objetivo e claro;
- Títulos limpos na hora de colocar os links;
- A estrutura de links deve ser bem definida e fácil de se guardar;
- Deixe o contato sempre em destaque;
- Crie uma página com as suas informações;
- As páginas devem ser específicas, não use assuntos genéricos.
Engenharia de usabilidade
É um tipo de abordagem que está dentro da usabilidade. Trata-se de um projeto de sistemas no qual utilizamos vários níveis de usabilidade bem especificados quantitativamente antes do seu desenvolvimento. Seu principal objetivo é tomar decisões por meio de métricas, ou seja, é uma metodologia com base científica para produzir a entrega de um bom produto ao usuário.