Jogo de Mario está sendo utilizado para espalhar vírus de computador

Game está servindo de iscas para espalhar códigos maliciosos que atacam o Windows.

Por Rodrigo Bueno

publicado em Internet

Um jogo trazendo um dos personagens mais conhecidos do mundo dos games, Mario, estaria sendo utilizado como isca para infectar computadores com vírus. De acordo com um relatório divulgado pelo Laboratório de Pesquisa e Inteligência Cyble (CRIL), um instalador modificado do game Super Mario Forever está inserindo códigos maliciosos que transformam os PCs em mineradores de criptomoedas.

Este é um game que não é oficial, tendo sido criado por fãs e que acabou se tornando bastante popular na internet a partir de 2003. Ao longo dos anos, o jogo acabou ganhando uma série de melhorias e atualizações, e nunca foi alvo de ações por parte da Nintendo, por ser tratado como uma grande homenagem.

O relatório afirma que, a partir do momento que o instalador é executado, acontece o agendamento de uma tarefa no Windows, que executa um script a cada 15 minutos, mas com um nome diferente para disfarçar a sua presença. Esse script é utilizado para iniciar o processo de mineração.

Além disso, as equipes de segurança identificaram uma contaminação secundária com o malware Umbral Stealer, que rouba dados salvos no navegador como senhas, cookies de acesso, carteiras de fundos digitais e tokens de autenticação. No último caso, o foco parece estar em jogos como Minecraft e Roblox, bem como os serviços Telegram e Discord.

Em alguns casos, o código também permite a captura de imagens do que é exibido na tela e também consegue ligar câmeras e microfones.

Para se prevenir, o ideal é manter a barreira antivírus do Windows em pleno funcionamento, bem como outros softwares de segurança. Caso o PC seja contaminado, o mais recomendado é fazer uma limpeza completa da máquina e alterar senhas importantes de serviços que tenham sido acessados pelo computador, como bancos, rede sociais, e-mail, etc.