A Microsoft lançou na última semana, uma ferramenta chamada de How-old.net, que se diz capaz de, por meio do reconhecimento facial, dar a idade das pessoas, dizendo qual a estimativa.
Possibilitando que sejam feitos testes com fotos próprias, ou de terceiros, ou até mesmo de famosos, o How-old.net se coloca como uma ferramenta capaz de responder à seguinte pergunta: quantos anos você aparenta?
Lançamento
O How-old.net foi lançado pela Microsoft na última quarta-feira, dia 29 de abril, com a premissa de ser capaz de mostrar a idade aparente das pessoas tomando por base apenas fotos delas.
Este na verdade se trata de um projeto experimental da Microsoft, que utiliza a tecnologia de reconhecimento facial que a empresa já possui, com o intuito de conseguir determinar a idade aparente das pessoas.
O serviço permite também que seja enviada uma imagem pessoal para que a idade seja “testada” pela ferramenta, além de também permitir que até mesmo fotos de famosos sejam submetidas ao crivo do How-old.net.
E para completar, o site também tenta mostrar qual é o gênero da pessoa apresentada na fotografia, o que nem sempre é fácil num mundo como o de hoje, em os gêneros estão cada vez mais confusos.
Falhas
No entanto, o site How-old.net acabou, logo depois de seu lançamento, sendo alvo de críticas e até mesmo de piadas na internet, justamente por conta do fato de que ele se mostrou incapaz de projetar idades que de fato fossem próximas às das pessoas apontadas.
Em sua defesa, a Microsoft já havia apresentado a ferramenta como sendo uma tecnologia em desenvolvimento e que estava apenas em versão de demonstração para usuários do mundo todo.
Mas mesmo com esta ressalva da empresa, que foi feita antes de todas as polêmicas, o fato é que os internautas não perdoaram erros como o que indicava que a modelo brasileira Gisele Bündchen, que notadamente tem 34 anos, tinha na verdade 40.
Portanto, é bem provável que de fato a tecnologia apresentada nesta ferramenta da Microsoft acabe por receber melhorias importantes que a levem a funcionar com maior precisão.
E quando isto acontecer, o fato é que muita gente acabará usando o que ela tem a oferecer, já que se trata de uma tecnologia baseada em reconhecimento facial de última geração, que poderá ser algo muito útil para o mundo e para as pessoas de um modo geral, indo além de apenas tentar adivinhar a idade das pessoas.