Muitas pessoas têm predileção por um determinado navegador para utilizar em seu PC ou notebook, sendo que estas preferências esbarram em diversos fatores, que vão desde costume até rapidez.
Mas o que pouca gente sabe é que há navegadores que consomem mais energia que outros, portanto, vamos ver os resultados do teste que foi realizado com os mais populares navegadores para que você possa saber qual deles consome menos energia.
O site AnandTech realizou um estudo com os principais e mais populares navegadores para procurar definir qual deles consome menos energia da bateria para o notebook, sendo que o modelo utilizado nos testes foi o Dell XPS 9530 com uma tela de 15 polegadas.
Os navegadores testados foram os seguintes: Internet Explorer 11 para desktop e versão Metro, Mozilla Firefox 31, Google Chrome 36 e Google Chrome 37 Beta, sendo que este último foi escolhido por ser o primeiro a utilizar processadores de 64 bits.
Pois para quem está ansioso por saber qual destes navegadores realmente consome menos energia da bateria do notebook, o resultado deste teste promovido pelo site AnandTech indica que o melhor de todos foi o Google Chrome 36.
Este navegador apresentou resultados bem superiores, já que conseguiu ser utilizado por 8:32 horas de modo ininterrupto, ficando a frente do segundo colocado com boa vantagem, sendo que o segundo lugar ficou com a versão Metro do Internet Explorer 11.
A versão do Google Chrome 37 Beta ficou em último lugar, mas ela poderá melhorar muito, já que ainda está sendo aprimorada e com certeza ainda não é sua versão definitiva.
Agora quem impressionou pelo mau resultado foi o Mozilla Firefox, que ficou em penúltimo lugar, apresentando um resultado que é apenas 2 minutos superior ao do último colocado, com 5:57 horas.
Portanto, para quem procura por uma boa opção de navegador para utilizar, talvez agora haja uma boa desculpa para escolher o que menos consome energia de bateria do notebook.
No entanto, os especialistas alertam que nem só de economia se escolhe um bom navegador, já que há outros critérios a serem avaliados, como por exemplo, design, add-ons, velocidade e muitas outras coisas.
E por este motivo, é necessário que o usuário realize muitos testes antes de escolher qual será o seu navegador de preferência, e isso fica ainda melhor por causa do fato de que eles são gratuitos, o que torna o teste ainda mais simples.