Tomar cuidado com a segurança dos dados acabou se tornando algo muito importante na vida de todo mundo. Afinal de contas, estamos, o tempo todo, fornecendo os dados e as informações de acesos dos nossos dispositivos móveis e equipamentos como computadores, notebooks e similares.
Um passo muito recomendado pelos especialistas em segurança é a autenticação em duas etapas, que basicamente solicita uma segunda camada de autenticação para que o usuário acesso uma determinada conta de rede social, e-mail, mensageiro, etc. Nesta etapa, existem diversas possibilidades, e uma delas é utilizar um app autenticador, que fornece um determinado código que precisa ser informado no momento do acesso.
O Microsoft Authenticator é um destes apps criados pela empresa e que oferece justamente essa possibilidade. Para usar, antes de mais nada os usuários precisam fazer o download do app de mesmo nome, que pode ser encontrado nas lojas de aplicativos dos principais sistemas operacionais para dispositivos móveis.
Como usar o Microsoft Authenticator
Assim que o app estiver instalado, os usuários devem entrar com uma conta de e-mail da Microsoft, informando e-mail e senha. Caso não tenha, os usuários poderão fazer essa conta.
Depois, ao se identificar, os usuários terão a cesso a tela inicial do autenticador. Ao tocar sobre a conta, os usuários terão acesso a um código OTP, que funciona como uma senha descartável que muda a cada 30 segundos e pode ser configurada como fator de dupla autenticação da sua conta Microsoft. Na mesma aba os usuários também poderão alterar a sua senha, atualizar seus dados e examinar atividades recentes da sua conta.
Na parte inferior do app, os usuários poderão tocar na opção “Senha”. Neste momento, é possível sincronizar os dados salvos no Authenticator com a conta da Microsoft que foi informada no momento do login inicial.
O app fornece ainda algumas outras opções interessantes, como a aba de Pagamentos, que permite com que os usuários salvem informações de pagamento. O mesmo também pode ser feito com endereços.