O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou nesta semana o lançamento da primeira versão do WhatsApp criada especificamente para smartwatches que tenham o sistema operacional Wear OS, do Google. O mensageiro terá um design completamente adaptado para os relógios, com blocos que permitem com que as pessoas acessem as diferentes funcionalidades.
Através da tela inicial do app os usuários poderão acessar com facilidade as listas de contatos favoritos e também contará com botões “tocáveis”. A empresa destacou o fato de que os usuários não vão precisar mais do smartphone para conseguir visualizar e responder suas mensagens. Será possível enviar conteúdo de voz, emojis e texto.
Dentre os recursos extras que podem ser encontrados na versão para Wear OS estão, por exemplo, um suporte a complicações, que mostra o ícone do aplicativo, bem como o número de bate-papos não lidos, além de criar um atalho de inicialização no mostrador do relógio. O app também contará com suporte a ladrilhos, permitindo adicionar dois novos ladrilhos: um mostra seus últimos cinco bate-papos e o outro permite enviar mensagens de voz para seus últimos três bate-papos.
Oficialmente a Meta não entrou em detalhes em relação a forma como essa app será distribuído neste primeiro momento, se será disponibilizado aos poucos ou de forma gradual. Por isso, para saber se o app já está disponível para o seu modelo, os usuários devem seguir estes passos:
- Acesse a página do app na Play Store (play.google.com);
- Confira se é possível escolher o smartwatch com Wear OS como destino de uma nova instalação.
Lembrando que isso poderá ser feito tanto pelo PC quanto pelo smartphone.