A Microsoft é mais uma empresa que anunciou boicotes contra a Rússia em virtude da guerra travada contra a Ucrânia. De acordo com as informações que foram divulgadas pela companhia, estão sendo suspensas as operações de vendas de produtos e serviços em todo o país russo. A companhia já tinha decidido anteriormente banir todos os veículos de imprensa russos de suas plataformas, em nível global.
O grande forte da Microsoft, em termos de operações comerciais dentro da Rússia, é a venda de softwares. Programas como o sistema operacional Windows e o pacote Office, assim como no resto do mundo, são muito utilizados na Rússia de um modo geral. Além disso, a companhia também está com sua unidade de games, com a marca xBox, em alta naquele país também.
Como o resto do mundo, estamos horrorizados, revoltados e entristecidos pelas imagens e notícias vindas da guerra na Ucrânia e condenamos essa invasão injustificada, não provocada e ilegal da Rússia”, diz trecho de uma publicação no blog oficial da marca.
Além da suspensão nas vendas, a Microsoft explicou que está colaborando com os governos dos Estados Unidos, União Europeia e Reino Unido para interromper outros negócios que realiza com a Rússia, tudo para atender as sanções econômicas impostas à nação.
Além das sanções que estão sendo feitas como uma forma de pressionar a Rússia, a Microsoft também está preocupada em conseguir criar formas de ajudar a Ucrânia. Neste ponto, a companhia anunciou que está colaborando junto com autoridades ucranianas em soluções de cibersegurança, para ajudar o país a se proteger dos ataques virtuais vindos da Rússia.