O Black Friday acabou se tornando um dos dias mais importantes para o comércio brasileiro, especialmente para aqueles que vendem seus produtos ou serviços pela internet. A data acabou sendo importada dos Estados Unidos e acabou caindo rapidamente no gosto dos brasileiros, mas também se tornou um dos momentos campeões de reclamações.
Isso acontece especialmente devido a grande quantidade de sites que acabam, de alguma forma, tentando extorquir os consumidores brasileiros. Ao longo dos anos, o Procon vem realizando uma série de ações com o objetivo de, justamente, tentar identificar os sites e as empresas que mais praticam estes crimes.
Com base nos resultados deste trabalho, O Procon de São Paulo divulgou um site que conta com uma lista de lojas e sites que devem ser evitados pelo consumidor no momento da compra.
A compilação é útil, também, para contemplar as iniciativas que antecedem a Black Friday em si. No Brasil, é comum que aconteçam promoções pré-Black Friday ou mesmo uma “Black Week”, o que aumenta a necessidade de atenção por parte do consumidor na hora de fechar uma compra pela internet.
A lista que pode ser encontrada no site do Procon conta com 500 lojas que tiveram reclamações ao longo dos últimos anos São informados o site e o nome do responsável por ele, além do CNPJ ou CPF, a situação atual e até mesmo a data em que ele foi incluído na seleção.
A lista pode ser acessada através deste site.