Os brasileiros que precisam acertar as contas com o Leão e declarar o seu Imposto de Renda devem começar a separar os documentos. De acordo com as informações que foram divulgadas pela Receita Federal, a versão 2022 do software deve ser disponibilizada para todos a partir do dia 7 de março.
A partir desta data os brasileiros também poderão começar a fazer o envio das suas declarações. Assim como aconteceu nas versões anteriores, o programa terá versões para computador, funcionando no Windows, macOS e Linux, e para dispositivos móveis (Android e iOS). O download poderá ser feito no site da Receita e nas lojas de apps do Google e da Apple.
Uma novidade é que este ano os declarantes terão acesso a declaração pré-preenchida em todas as plataformas disponíveis, permitindo iniciar a declaração no celular e finalizar no computador (ou vice-versa). A versão pré-preenchida será liberada em 15 de março, para quem tem uma conta Gov.br do tipo “prata” ou “ouro” (o certificado digital não é mais exigido).
Uma outra novidade anunciada para o IRPF 2022 é a possibilidade de receber a restituição do imposto e pagar o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) via Pix. No momento da finalização da declaração os contribuintes deverão informar sua chave pix na declaração para receber através desta forma, mas apenas se for o seu CPF.
A declaração de renda é obrigatória para todas as pessoas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 em 2021, segundo a Receita Federal. Contribuintes que compraram ou venderam ações na Bolsa e tiveram ganhos com a venda de bens também precisam declarar.
O prazo de entrega do Imposto de Renda 2022 é às 23h59 do dia 29 de abril.