Muitos usuários simplesmente estão descontentes com os caminhos tomados pelo Twitter, sendo que este descontentamento apenas aumentou depois da aquisição da empresa por Elon Musk. E isso fez com que o interesse por uma nova rede social aumentasse. A Bluesky têm sido apontada como um “Twitter nos seus áureos tempos”.
Originalmente lançada no ano de 2019, a Bluesky realmente parece muito com o Twitter de anos atrás. As postagens são limitadas em 300 caracteres. O feed encontrado pelos usuários ainda contam com republicações e curtidas. E algo que ajudou a despertar a curiosidade de muitos foi o fato do serviço ter recebido apoio do cofundador do Twitter, Jack Dorsey.
Atualmente a rede social se utiliza de uma estratégia que era adotada pelos principais serviços web lançados no boom da internet, apenas com convites. E parece que não está sendo nada fácil entrar para o seleto grupo de usuários da nova rede, que recentemente comemorou a marca de “apenas” 100 mil usuários.
Alguns anúncios começaram a surgir em serviços como eBay nos Estados Unidos, vendendo um convite por até US$ 1 mil em sites como o eBay (cerca de R$ 5 mil na cotação atual).
Atualmente, de acordo com a política adotada pela empresa, ela está liberando um convite a cada duas semanas para novos usuários. Ou seja, apenas através de alguém que já esteja cadastrado seria possível conseguir um código. A empresa também conta com uma lista de espera, na qual qualquer pessoa pode se inscrever.
A companhia afirma que a estratégia faz parte de um modelo de negócios que, neste momento, está mais preocupado em fazer com que a rede social cresça de uma maneira “ordenada”. Sobre a compra de convites, os representantes da Bluesky fizeram a seguinte declaração: “Desencorajamos fortemente qualquer pessoa a comprar códigos de convite. Se a Bluesky tiver prova de um usuário vendendo convites, revogará os convites dessa conta”.