A última segunda-feira, dia 04 de outubro, acabou sendo marcada no mundo inteiro pela queda de três dos serviços de redes sociais e comunicação mais utilizados dos dias de hoje: Facebook, Instagram e WhatsApp. Isso acabou provocando uma avalanche de mais falhas, uma vez que diversos outros aplicativos se utilizam de recursos das redes sociais, e muitas pessoas acabaram ficando preocupadas.
De acordo com as vagas informações que foram divulgadas até o momento pela empresa, os problemas estariam diretamente relacionados ao DNS e ao BGP, duas siglas que não estão presentes no dia a dia da maioria das pessoas, mas que são fundamentais para o funcionamento da internet como um todo.
Entenda o que é o DNS
DNS é a abreviação para Domain Name System (em português, Sistemas de Nomes de Domínio). Na prática, o DNS é um protocolo padrão que ajuda os usuários da Internet a descobrir sites usando endereços legíveis humanos. Ou seja, o DNS substitui um código numérico por um domínio legível.
Com isso, ele se torna uma grande lista pública de endereços, ao mesmo tempo que oferece um sistema que permite que os navegadores, aplicativos e usuários encontrem os destinos. Sem ele, a internet, como ela foi projetada, não funcionaria, pois os navegadores não conseguiriam traduzir os endereços para os números de IPs e fazer a conexão funcionar.
Saiba o que é BGP
Já o BGP é a sigla para Border Gateway Protocol (em português, protocolo de rotador de borda). De forma simples, o BGP é um dos sistemas que a internet usa para direcionar rapidamente o tráfego até o destino. Poderia ser comparado como um sistema de mapas atualizados constantemente, mostrando para os dispositivos qual o caminho mais curto para ele chegar ao destino.
Este sistema depende basicamente das informações que os sistemas autônomos compartilham. Mas, em determinados casos, pode ser que eles compartilhem informações que apresentem algum tipo de inconsistência, o que pode gerar uma série de erros.
Por que as redes sociais caíram?
De acordo com a apuração da imprensa internacional, o problema aconteceu por causa de uma atualização de rotina do BGP. O Facebook, construiu o seu próprio sistema BGP, que permite que ele faça atualizações incrementais de uma forma mais rápida e que acaba englobando todos os seus sistemas, incluindo as outras empresas do grupo.