A rede social mais famosa do planeta está começando a bloquear contas que não estejam utilizando as medidas de segurança que foram disponibilizadas pela mesma. De acordo com as informações que começaram a surgir no Twitter, alguns usuários tiveram sua conta bloqueada pois não estavam com o Facebook Protected ativo.
Este é o recurso de segurança que protege o acesso as contas com o que é chamado de autenticação e dois fatores. Mesmo que esteja disponível para todos, o recurso é mais recomendado para as pessoas que tenham perfis de grande visibilidade, sejam pessoais ou comerciais.
Estes usuários, de acordo com o Facebook, acabam sendo alvos mais propensos a serem atacados por hackers maliciosos. Além disso, o recurso acaba sendo recomendado com mais veemência pelo Facebook para perfis que atuem em áreas como humanos, jornalistas e funcionários de governo.
A rede social selecionou alguns perfis e deu como prazo até o dia 17 de março para que ativassem sua autenticação de dois fatores. O problema é que muitos usuários afirmam que a solicitação foi encaminhada por e-mail através do endereço [email protected] e que muitas dessas mensagens foram parar diretamente na caixa de SPAM.
Muitos usuários estão atualmente reclamando no Twitter que tiveram as suas contas bloqueadas e que não estão conseguindo mais recuperá-las, mesmo seguindo todos os passos que são fornecidos pela própria plataforma. Há também casos de pessoas que já tinham ativado a autenticação de dois fatores e que estão tendo dificuldades.
A empresa afirma que, na maioria dos casos, basta ativar a autenticação de dois fatores para que a conta seja recuperada. “Estamos analisando exemplos isolados em que as pessoas podem precisar de ajuda para se inscrever no programa”, disse o chefe de Políticas de Segurança da Meta, Nathaniel Gleicher.