As duas redes sociais que fazem parte do grupo Meta, Facebook e Instagram, anunciaram um novo sistema de segurança focado nos menores de idade e que vai impedir que estranhos fiquem enviando mensagens para contas de menores de idade. De acordo com o comunicado, o sistema será válido para menores de 16 anos.
Antes deste sistema, pessoas acima dos 18 anos não podiam mandar DMs para menores que não as seguiam. Mas este novo sistema acaba adicionando uma nova restrição, englobando todas as pessoas tenham menos de 16 anos como padrão e que estão inseridas dentro da plataforma.
No Messenger, as mensagens serão restritas para quem é amigo no Facebook ou já possui a outra pessoa em sua lista de contatos. A empresa de Mark Zuckerberg também disse que enviará notificações aos usuários informando sobre as mudanças. Já no Instagram, as DMs serão bloqueadas, sendo liberadas apenas mediante uma solicitação.
Além disso, a Meta anunciou novos recursos dentro dos sistemas de controle parentais já oferecidos nas suas redes sociais, com foco em aumentar ainda mais a camada de proteção para as crianças e também para os adolescentes. Pais terão poder de permitir ou negar alterações nas configurações de privacidade, sendo que até o momento os adultos recebem apenas uma notificação quando as alterações são realizadas.
Um outro recurso que deve ser liberado em breve pela Meta prevenirá que crianças e adolescentes vejam conteúdos considerados como inapropriado ou indesejado nas mensagens diretas. A funcionalidade vai usar criptografia no bate-papo para “desencorajar” o envio desse tipo de imagens ou textos — algo similar ao que a Apple introduziu no iMessage em 2021.