Ainda sendo a rede social que mais faz sucesso entre os usuários do mundo todo, o Facebook, com receio de perder terreno, sempre procura fazer algum tipo de mudança que permita a ele se adaptar ao que há de mais novo e desse modo, prorrogar um pouco mais seu tempo na liderança.
Pois seguindo o que já foi feito pelo Twitter, por exemplo, o Facebook anunciou o lançamento do seu modelo de Trending Topics, onde será possível ao usuário visualizar quais são os assuntos mais comentados do momento.
O anúncio foi feito pelo Facebook no dia 16 de janeiro, e segundo o que foi dito, a rede social terá em sua página um sistema que identifica, por meio de um algoritmo, quais são os assuntos mais comentados entre todos os usuários da maior rede social do mundo.
Essa nova seção do Facebook será colocada em prática, inicialmente, apenas para os usuários dos Estados Unidos, da Austrália e do Reino Unido. O Facebook ainda não divulgou a data para que a novidade chegue para o Brasil, por exemplo.
O Facebook Trends ficará alojado no canto direito superior da tela ao acessar o site por um PC. Nele aparecerá tudo o que há de mais comentado entre os mais de 1 bilhão de usuários sobre diversos temas, como cinema, TV, música, notícias e esportes.
O algoritmo utilizado pelo Facebook para identificar quais são os assuntos mais comentados funciona da seguinte forma: ele identifica palavras-chave em toda a rede social, e em seguida busca assuntos relacionados a essas palavras-chave. O resultado é apresentado aos usuários por intermédio do Trending (nome oficial do sistema do Facebook).
Os resultados virão de páginas públicas de dentro do Facebook, de páginas de figuras públicas e de páginas que os usuários e seus amigos seguem.
Os Trending Topics pagos, que já existem no Twitter, não são descartados pelo Facebook, portanto, podem muito bem aparecer no futuro.
Com a criação do seu modelo de Trending Topics, o Facebook demonstra que a sua intenção é se reinventar como rede social, adquirindo um caráter de local onde as pessoas entram para ficar mais informadas.
Ainda seguindo essa linha, o Facebook já desenvolve um aplicativo de notícias que a rede social pretende lançar em breve. Ele seria semelhante ao extinto Google Reader, que deixou de existir em 2013.
É o Facebook se mexendo para não perder terreno para outras redes sociais importantes.