Dando sequência as mudanças que estão transformando m antigo Twitter no X, agora as publicações que são feitas no serviço estão deixando oficialmente serem chamadas de “tweets” (ou “tuítes”, na grafia aportuguesada que está nos dicionários desde o fim dos anos 2000). Com isso, depois do logo essa pode ser considerada a mudança mais radical até o momento, pois o termo já estava enraizado na cultua global.
A mudança está oficializada nos novos termos de uso da rede social, que entram em vigor a partir do dia 29 de setembro próximo. Em todo o documento, a palavra “tweet” aparece apenas duas vezes, em duas menções a “retweet”. Em geral, sempre que vai falar a respeito de uma publicação na rede o termo usado é “post”.
As mudanças já estão acontecendo aos poucos nos últimos meses, desde houve a consolidação do comando de Elon Musk junto a empresa. A rede vem abandonando, de uma forma mais específica, qualquer referência Twitter e derivados desde o fim de julho, quando a rede mudou de logo e de nome e passou a se chamar X.
A partir do dia 31 de julho, por exemplo, o site começou a trocar a palavra “tweet” por “post” em todas as suas variações. Agora, as mudanças anunciadas nos termos indicam, por exemplo, que os “retuítes”, por exemplo, viraram “reposts”.