O Instagram anunciou que está começando uma série de ações que visam remover curtidas e seguidores advindos de perfis falsos em todos os níveis da rede social. A empresa quer atacar especialmente aqueles que compram e aqueles que vendem este tipo de interação. A ação está acontecendo a partir de um novo algoritmo desenvolvido pela própria companhia.
A rede social afirma que já vinha fazendo uma série de ações que estavam eliminando contas consideradas fraudulentas. Mas, até o momento, ainda não tinha sido feito nada com os rastros que elas deixavam, que eram justamente as interações que ajudavam no trabalho de tornar determinados perfis ou determinadas postagens mais relevantes.
Como parte dessa ação, o Instagram anunciou também algumas alterações nos termos de uso da plataforma. Usuários afetados pela remoção de curtidas ou seguidores serão notificados pelo Instagram e também serão orientados a mudar sua senha, para o caso de terem sido comprometidas.
O Instagram afirma que o combate às fraudes em sua plataforma social tem a ver principalmente com a integridade das suas métricas. Isso porque empresas muitas vezes pagam ou presenteiam pequenos influenciadores para anunciar seus produtos na rede social de imagens.
Os problemas acontecem justamente quando perfis se utilizam de métodos fraudulentos para fazer parecer existe muito mais pessoas interagindo do que realmente acontece. Com os números inflados, acaba ficando muito mais fácil para essas pessoas conseguirem barganhar diferentes tipos de ganhos através da plataforma.