O Instagram anunciou que está começando a testar um novo recurso que deverá ser liberado em breve para todos os usuários. A ideia é basicamente remover os seguidores sem que eles saibam que essa ação foi efetivamente realizada. Com isso, o recurso acaba sendo uma forma menos invasiva que o bloqueio.
Esse recurso também pode acabar se tornando uma forma menos agressiva do que deixar a conta completamente privada. Ela funcionaria basicamente limitando o acesso não apenas às pessoas indesejadas, mas a todos que não o seguem.
Por enquanto a rede social ainda não se pronunciou oficialmente sobre estes novos recursos, sendo que a maioria das informações acabaram sendo divulgadas pelo site The Verge. Mas um levantamento feito pelo próprio site acabou detectando que a novidade já está sendo liberada para alguns usuários do aplicativo utilizado no sistema operacional Android, de forma experimental.
O acesso ao recurso seria feito através da lista de seguidores e, ao executar a ação, é exibida a seguinte mensagem: “O Instagram não informará @nomedousuário que ele foi removido de seus seguidores”.
Essa opção, que estaria sendo chamada de “remover usuário”, acaba tendo basicamente o mesmo resultado que a ação de bloqueio, uma vez que uma pessoa bloqueada ainda pode acessar uma conta pública do Instagram caso não esteja logada em seu perfil. Portanto, aqueles que ainda não têm acesso ao recurso não perdem nada em questão de funcionalidade.
Mas a diferença fundamental é que o corte de acesso ao conteúdo acaba sendo de uma forma mais sutil e discreta, pois a pessoa que está sofrendo a restrição acaba não sendo informada e ainda consegue visualizar fotos, vídeos e Stories do perfil em questão, desde que ele seja acessado de forma direta.
Para acessar o recurso, basta acessar o seu Perfil, tocar em Seguidores e escolher um seguidor. Em seguida, vá nos três pontinhos que aparecem ao lado no contato e escolher a opção Remover.
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que o Instagram realiza uma ação que busca evitar conflitos entre usuários que se conhecem na vida real. Exemplo disso foi o lançamento da função “Silenciar”, que permite continuar seguindo as pessoas, mas deixa de ver suas publicações na sua timeline.