As redes sociais parecem estar preocupadas com a quantidade de tempo que as pessoas ficam navegando, pelo menos aparentemente. O Instagram confirmou nesta semana que deu início aos testes com um novo recurso que mostra lembretes para os usuários que estiverem tempo de mais no serviço.
De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, o recurso foi batizado como “Take a Break” (“Faça uma Pausa”, em português). O anúncio foi feito pelo CEO do Instagram, Adam Mosseri, em uma publicação no Twitter. No post, ele afirma que o recurso “parte de um esforço mais amplo para tentar dar às pessoas mais controle sobre sua experiência no Instagram”, incentivando a realização de intervalos regulares durante a utilização do app. Os testes começam nesta semana em contas selecionadas, mas a expectativa é que o recurso seja liberado para todos no mês de dezembro.
Os usuários poderão definir um tempo para que os lembres apareçam. As primeiras opções serão 10, 20 ou 30 minutos de utilização contínua do app. Além da notificação, a tela de lembretes também vai oferecer sugestões de outras atividades que os usuários poderão realizar durante a pausa, como praticar exercícios de respiração, escrever pensamentos, ouvir suas músicas favoritas ou exercer alguma tarefa.
Este alerta será exibido no feed do usuário, sendo que a janela com a mensagem deve ocupar meia tela do dispositivo. Mas o aviso não vai impedir que o usuário utilize o aplicativo. Ao ignorar o aviso, ele poderá seguir utilizando a rede social normalmente. Além disso, o usuário terá que ativar o recurso de forma manual. Estão previstos apenas alertas para que as pessoas incentivem a ativar os alertas, especialmente para os adolescentes.
O SEO da empresa afirma que eles estão abertos para receber feedbacks sobre a funcionalidades e o design do novo recurso.
O anúncio foi feito depois que uma pesquisa interna do Facebook (agora Meta) revelar que o Instagram pode causar grave danos à saúde mental de adolescentes. Segundo reportagem do Wall Street Journal, os jovens entrevistados revelaram estar “viciados” na rede social. Eles disseram que até desejavam olhar o app com menos frequência, mas não tinham autocontrole suficiente.