Mark Zuckerberg revelou recentemente que pretende iniciar, em breve, os testes com o selo de verificação pago para as redes sociais Instagram e Facebook no Brasil. O comunicado foi enviado através do perfil oficial da empresa no Instagram. O programa Meta Verified vai oferecer a distinção para os usuários que pagaram por uma assinatura.
O programa deve acabar seguindo os mesmos moldes do Twitter Blue, lançado logo depois que Elon Musk assumiu a empresa, e que tinha como principal objetivo aumentar a receita da rede social oferecendo a qualquer pessoa a chance de ter uma conta verificada.
A Meta confirma que o serviço vai continuar sendo gratuito para personalidades e empresas já identificadas, mas será expandido para qualquer conta disposta a pagar mensalmente. A empresa confirma também que os verificados terão acesso a dois outros benefícios: proteção proativa do perfil e suporte técnico feito por humanos.
Ou seja, a partir do momento que a pessoa se tonar uma assinante ela terá um sistema exclusivo que promete ser mais eficiente contra os fakes. Além disso, ela contará com um serviço de suporte no qual seres humanos atenderão os requerimentos, algo que, hoje em dia, acontece muito raramente nos casos envolvendo ambas as redes sociais.
No momento da assinatura, o usuário terá que apresentar pelo menos um documento oficial com foto para comprovar seus dados. Os preços da assinatura para os brasileiros serão os seguintes:
- R$ 45 para assinatura feita pela web;
- R$ 44 para assinatura feita pelo aplicativo (iOS ou Android).
Por enquanto, a Meta ainda não estipulou uma data específica para o lançamento do serviço no Brasil, mas tudo indica que ele aconteça em breve.