Com o sucesso de outras redes sociais, principalmente do Facebook, o Orkut perdeu muito de seu espaço nos últimos anos, especialmente no Brasil, onde ele era uma verdadeira febre.

Quem não se lembra de termos como “scrap” (os famosos recadinhos que circulavam pela rede)? E dos famosos depoimentos?

Pois é, o Orkut fez muito sucesso no Brasil e se um dia alguém resolver escrever um livro contando a história das redes sociais por aqui, será dele um dos maiores capítulos dessa obra.

Mas a grande verdade é que para muitas pessoas, o Orkut morreu. Alguns até acreditam que ele acabou, mas a verdade é que ele ainda existe (ou persiste). E segundo um estudo feito pela comScore, mais de 6 milhões de pessoas visitaram o Orkut somente em dezembro do ano passado.

É evidente que esse número é extremamente pálido, se compararmos com os números obtidos pela rede social em seus tempos de auge, quando tinha mais de 40 milhões de usuários cadastrados no Brasil e apresentava um índice de visitantes mensal muito maior.

Mas ainda assim, esse número não deve ser desprezado, pois 6 milhões de pessoas representam uma parcela considerável de usuários de redes sociais.

Orkut

Mas o que movimenta o Orkut atualmente que faz com que 6 milhões de pessoas ainda se deem ao trabalho de visitá-lo? Simples, o que movimenta o Orkut ainda é o que movimentava a rede social em seus tempos de auge: as Comunidades. São elas que trazem pessoas, especialmente as de assuntos como futebol, novelas e séries de TV.

E porque isso ocorre? Com a queda vertiginosa no número de pessoas frequentando o Orkut, praticamente sumiram as comunidades com temática considerada inútil, ficando apenas as que realmente possuem um assunto especifico de interesse geral, com tópicos movimentados, e com a vantagem de não estarem mais tão lotadas como antigamente.

Outro fator é que apesar de o Facebook ser de fato, em muitas coisas, melhor do que o Orkut, este por sua vez tem uma vantagem sobre o primeiro: suas comunidades permitem uma maior interação com outras pessoas que também gostam e se interessam por um determinado tema. No Facebook, isso não é possível, já que no máximo, você sabe quantas pessoas curtiram uma determinada página e se existe algum amigo seu por lá também. Não há a possibilidade de se conhecer novas pessoas como existe no Orkut.

E o futuro, o que reserva para ele? Bom, a julgar pelo pulsar vibrante das comunidades por lá, é possível afirmar que ele ainda tem mais alguns anos de sobrevida.