Assim como muitas das redes sociais desenvolvidas no início dos anos 2000, o Orkut bombou durante seu período de evidência. Primeiro aplicativo a poder adicionar diversos amigos, perfis de páginas interessantes ao usuário e até mesmo um chat de conversas instantâneas ele veio para superar o MSN, objeto de desejo dos internautas, pois foi o primeiro programa a aliar conversas em tempo real em qualquer lugar do mundo, bastava apenas o navegador ter uma conta de e-mail do site Hotmail.com.
A história do Orkut começa com o desenvolvimento de um programa vinculado ao Google, criado pelo engenheiro turco Orkut Büyükkökten, no ano de 2004. Com alvo nos Estados Unidos, país até então com o maior número de internautas no mundo, foi no Brasil e na Índia que o Orkut literalmente bombou. No Brasil, o Orkut chegou a ter mais de 30 milhões de usuários ativos, virando coqueluche durante muitos anos. O Orkut pode ser considerado o precursor das redes sociais em nível brasileiro. O país abraçou o produto e era mais do que moda anotar o Orkut de um novo amigo ou de uma nova mulher que o homem acabara de conhecer e vice-versa. Esta rede social superou em números os pedidos de telefone e foi o primeiro site a sofrer intervenções judiciárias em diversos países.
Como o Orkut funciona?
Com a chegada do número 1 em redes sociais, o filho caçula do Orkut, Facebook, a média de usuários do Orkut despencou. Hoje, a média é de 33 milhões de perfis ativos, mas que ainda dá o segundo lugar ao Google/Orkut na fatia entre as mídias sociais. Porém, no Brasil, o Orkut continua a acumular queda preocupante. No país em que o Orkut chegou a ser o primeiro, o aplicativo ocupa a terceira posição, sendo superado pelo Facebook e pelo ask.fm.