O Orkut foi por muito tempo uma das redes sociais mais bombadas de toda a rede, atraindo um grande número de curiosos que desejam entrar naquele universo que por algum tempo era liberado apenas para os convidados. Com a sua popularização, a rede social que permitia a troca de mensagens, compartilhamento de fotos, textos e depoimentos, bem como a possibilidade de participar das comunidades que mais se encaixavam com o seu perfil e que lhe permitia a participação de enquetes, fóruns e troca de informações sobre o tema.
Todas as duas informações eram compartilhadas e acessíveis para seus amigos de rede social. No entanto, a modernização e a migração de muitos usuários dessa plataforma para outras mais modernas e atualizadas, como o facebook, fez com que o Orkut ficasse as moscas e entrasse num processo de declínio que iria render muito ainda.
Entretanto, mesmo com toda essa decadência, a rede social nunca foi esquecida por seus usuários- mesmo que em muitos casos fosse utilizada para piadas-, mas agora eis que é anunciado o fim definitivo de uma das redes de compartilhamento que mais fez sucesso e reuniu pessoas ao redor do mundo. Acontece que nos últimos dias a Google, proprietária da plataforma, anunciou que a criação de contas na página já será bloqueada desde o dia 30 de junho, enquanto que a desativação completa da página deve ser finalizado até o dia 30 de setembro, ainda desse ano.
A explicação para essa mudança tão drástica é o fato de que o proprietário oficial do Orkut não está mais vinculado ao Google e exige que a página seja liberada para que ele possa utilizar o domínio. No entanto, a empresa aproveitou para dar uma outra explicação que lhe desse maior respaldo e até maior credibilidade com o público, já que de acordo com um dos assessores de comunicação oficiais do Google a empresa age pensando na concentração das suas plataformas de redes sociais que tem um desenvolvimento mais acelerado e melhores retornos, tal qual o Youtube e o Blogger.
Mas calma, se você ainda tem um vínculo fortalecido com a página saiba que todo o conteúdo será redirecionado para o Google+ com o Google Takeout, estando disponível para visualização até 2016. Além disso, você pode usar esse período para excluir sua conta e demais informações e as comunidades das quais participa serão todas mantidas online, porém receberão o formato de arquivo.