A Meta anunciou nesta semana que terá um recurso com o principal objetivo de rotular e identificar as imagens que são geradas através de tecnologias de inteligência artificial em suas redes sociais (Instagram, Facebook e Meta). De acordo com o presidente de assuntos globais da companhia, Nick Clegg, o objetivo da iniciativa é diminuir o poder de pessoas e organizações que desejam enganar os usuários.
A Meta emitiu um comunicado sobre o assunto, deixando claro que a empresa não conta com nenhum tipo de política contra o uso de IAs para produção de determinados tipos de conteúdos, mas também indica a necessidade do público de conseguir, de forma objetiva, identificar os mesmos.
A companhia destaca que, a medida que a diferença entre o conteúdo humano e artificial tem se tornado confusa, usuários demandam saber onde está a fronteira entre o real e o falso.
"Muitas vezes, as pessoas se deparam pela primeira vez com conteúdos gerados por inteligência artificial, e os nossos usuários nos disseram que apreciam a transparência em torno dessa nova tecnologia", afirmou Nick Clegg.
A partir desse ideal, a empresa afirmou que planeja estabelecer a diferenciação aplicando o rótulo “Criadas com IA” em todas as imagens geradas utilizando ferramentas de inteligência artificial.
Para isso, estão sendo desenvolvidos e implementados recursos que acabam tendo como principal objetivo que as redes sociais se tornem efetivas na identificação de metadados e marcas d’águas que já existem nestas imagens geradas, mas que não ficam visíveis para os usuários.
Além disso, existe a possibilidade da Meta acabar atribuindo algum tipo de punição para quem não utilizar a etiqueta de sinalização de imagem criada por IA.
Exigiremos que as pessoas utilizem esta ferramenta de divulgação e etiqueta quando publicarem conteúdo orgânico com uma foto, vídeo e som realista que tenha sido criado ou alterado digitalmente, e poderemos aplicar penalidades se não o fizerem" informou a Meta em comunicado.