Há tempos que o Instagram conta com recursos que permitem com que sejam gerenciadas contas empresariais dentro da rede social. Mas ainda existem usuários que não sabem como acompanhar os resultados de suas publicações. Para estes casos, existe uma ferramenta que se chama Instagram Insights.
A ideia é concentrar todas as informações relacionadas as interações que uma determinada postagem teve. É uma ferramenta de análise muito útil para os mais variados fins, mas especialmente para traçar estratégias de interação com os usuários nesta rede social, além de saber o que está dando certo e o que não está funcionando de uma estratégia de marketing digital.
Como acessar
Primeiramente, é preciso saber onde estão todas essas informações relacionadas as interações dos usuários com a rede social. Para isso, basta abrir o Instagram e tocar no ícone de avatar no canto inferior direito da tela. Na sequência, toque no ícone de gráfico na parte superior direita da tela.
Como entender as informações apresentadas
Existem algumas abas e conteúdos que apresentam os dados de forma organizada. Na aba de atividades, por exemplo, é possível contabilizar o total de interações que a página teve durante a semana. Já em visitas, será possível conferir a quantidade de perfis que acessaram sua conta. Na aba de cliques, é possível conferir a quantidade de cliques no site apontado na conta que a página teve durante a semana.
Na parte inferior da tela, a indicação "Descoberta" mostra quantas pessoas novas chegaram até seu perfil na última semana. Esse número também equivale ao alcance da página. Já a quantidade de impressões indica a quantidade total de acessos que essas pessoas realizam no perfil empresarial em questão.
Dicas para analisar a conta
- Para saber o post que teve mais destaque durante a semana, basta entrar na aba “Conteúdo” e conferir o post que aparece em destaque.
- Para saber mais detalhes e informações, basta tocar em “ver tudo”. Depois, toque na frase linkada "Impressões" para alterar o filtro de desempenho;
- Para saber mais informações sobre o público que está acessando aquele perfil, basta clicar na aba “público” para conferir total de seguidores, novos seguidores e as principais locações de cidades e países que acessam aquele perfil.