O Snapchat se tornou um dos aplicativos favoritos dos usuários de smartphones por ser uma rede social de fotos que permite o envio de imagens por tempo limitado, garantindo muita discrição sobre o arquivamento de conteúdo nos celulares de terceiros. Com uma nova e esperada funcionalidade finalmente aderida ao aplicativo, eis que agora o Snapchat também contará com fontes de conteúdo e informação em sua rede.

A nova aba “Discover” (ou “Descobrir”, em tradução livre) destaca histórias e vídeos lançados por veículos de mídia, além do próprio conteúdo disponibilizado pela equipe de jornalista e cinegrafistas do Snapchat. O lançamento promete trazer a monetização da plataforma através da venda de publicidade, garantindo maior rentabilidade ao Snapchat.

Sobre a nova opção “Discover”

Snapchat lança recurso “Discover”

A nova aba do Snapchat é uma grande função para o aplicativo, que funcionará como elemento de conteúdo dentro da rede. Contando com anúncios que devem acompanhar o conteúdo produzido pelos canais ESPN, CNN, Yahoo News, Food Network, entre outros, cada história administrada na aba virá dentro de um pacote de notícias chamado de “Edição”.

Os novos recursos surgem a partir da parceria feita pelo Snapchat com onze empresas de mídia, na tentativa de obter maior destaque frente as redes sociais concorrentes, como Facebook e Instagram.

A novidade representa a expansão da empresa, que acabou se tornando uma ferramenta de comunicação muito popular entre jovens e adolescentes.  Seguindo a linha de recurso do Snapchat com suas imagens, as notícias e histórias também desapareceram do aplicativo após 24 horas da publicação.

Concorrência com as outras redes sociais

Snapchat Discover

O Snapchat se tornou no ano passado uma das empresas mais rentáveis no ramo das redes sociais, contando com a recepção de um investimento de 486 milhões de dólares que aumentou seu valor de mercado para 10 bilhões de dólares. Mesmo recusando uma oferta de compra de três bilhões de dólares feita pelo Facebook em 2013, a empresa conseguiu alavancar seus negócios sozinha.

Segundo afirma o instituto de pesquisa ComScore, o Snapchat se tornou o terceiro aplicativo de mídia e comunicação social mais popular nos Estados Unidos, logo atrás do Facebook e do Instagram. Os novos recursos podem ser um avanço na crescente concorrência entre os aplicativos em questão, que mesmos sendo serviços gratuitos, são bancados por publicidade.

Com o desenvolvimento dos aplicativos de mensagens móveis como WhatsApp e Viber, a disputa cresce ainda mais, tornando as medidas tomadas muito mais responsáveis do que imaginamos.