Com o grande número de redes sociais e sites de relacionamentos, a procura por pessoas especializadas nesse ramo aumenta e uma nova profissão surge: social media.
As pessoas envolvidas nesse novo cargo, além de serem preparadas para esse mundo interativo que envolve milhares de usuários, estão preparadas para lidar com toda responsabilidade das redes sociais, que antes eram responsabilidades de estagiários.
Essa nova profissão está muito ligada ao marketing, e a maioria dos indivíduos que trabalham nessa área são formados ou estudantes de publicidade e propaganda, e pós graduados em marketing digital. O ramo de trabalho muitas vezes são em empresas ou agências digitais.
O Facebook, por exemplo, site de relacionamento mais utilizado na atualidade, tem procurado os social media para satisfazer os gostos e preferências do usuários não só na rede social mas também daqueles que compartilham, curtem e comentam sobre determinada loja, restaurante, determinado produto que consome, entre outros.
As empresas que antes procurava alguém para cuidar do seu Facebook, hoje procuram por alguém especializado que faça a empresa aparecer com destaque. E justamente nisso o social media se destaca: é responsável por anunciar a empresa, mas não somente em redes sociais como o Facebook, mas no Twitter, também, e Orkut, não tão utilizado.
Social Media: uma profissão para o futuro
Quando falamos em profissões, é fácil dizermos aquelas que estão se extinguindo. Costureiras, por exemplo, estão cada vez mais se tornando minoria, assim como artesãos. No entanto, novas profissões estão ganhando mais força, e o Social Media é um deles. Até uma década atrás, ela sequer existia.
Hoje, há estudos, relatório, estatísticas e uma série de ferramentas que tentam tornar esse trabalho em uma ciência. Afinal, não deixa de ser um ciência humana, já que lida com pessoas. A tendência é que ela ganhe força com o decorrer dos anos, visto que os investimentos das empresas na internet crescem exponencialmente.
A boa notícia é que se você tem interesse em seguir nessa área, pode começar desde já a treinar. Crie suas próprias páginas, veja o que funciona e o que não funciona, e tente criar fórmulas e métodos, para cientificar e trazer mais credibilidade.
Depois, passe a realizar trabalhos freelance. Aos poucos, você vai conquistando o seu espaço no mercado. Entregando resultado e cobrando por isso, os profissionais contratarão com muito mais tranquilidade o seu serviço.
Boa sorte!