Com o avanço e crescimento das diversas redes sociais, ultrapassando acesso a emails e outros tipos de comunicação, há, em paralelo, um novo campo de trabalho e ação: o social media.
O profissional que trabalha com essa área deverá se dedicar em desenvolver diversas ações de divulgação e fixação de marcas, produtos, serviços e outros, fazendo uso das redes sociais para atingir tais objetivos – por meio de fanpages, comunidades, fóruns de discussão, campanhas de marketing viral, entre outros métodos – além disso, promove abastecimento e editoração de conteúdo novo – matérias, imagens, podcasts etc - sobre o cliente com o qual trabalha. Ademais, tende a ficar também responsável por toda a parte de relacionamento ao cliente, solucionando dúvidas, ouvindo críticas, apontando soluções para defeitos ou outras requisições do consumidor.
Por ainda ser um grupo profissional que está em seu começo, muitas empresas não fazem uso desse tipo de profissional e seus serviços e competências, crendo que tal investimento será apenas desperdício de dinheiro. Não poderia haver visão mais equivocada, haja vista que nem todos sabem como manejar ferramentas e conteúdo de marketing digital e, como sabemos, sem integração com a internet, nos tempos atuais, poucas áreas comerciais conseguem sobreviver.
Quem investe em social media está, na verdade: reposicionando a marca para que ganhe destaque em relação à concorrência; disseminando seu conteúdo, missão e diferenciais; e dialogando diretamente com seu público-alvo, o que, por sua vez aumenta imensamente a possibilidade de comercialização do que for oferecido pela marca. Ou seja, são imensas as possibilidades reais de lucro e expansão da fatia de participação da empresa no mercado.
Como se tornar um Social Media?
Um bom profissional da área de social media, deve deter algumas especificidades e preencher alguns requisitos, como, por exemplo:
- Ter noções de comunicação em diversas áreas do conhecimento, ou seja, atuar sempre de modo multidisciplinar;
- Ter experiência, contato e vivência com sites de relacionamento e redes sociais em geral;
- Saber construir um pensamento estratégico, de acordo com o cliente, para fazer uma boa inserção no mercado;
- Noções sobre o comportamento dos internautas, bem como os diversos grupos organizados na plataforma online;
- Ter boa formação, saber sempre sobre assuntos diversos, de arte à política, com um olhar aguçado para os assuntos da atualidade;
- Muita criatividade.
Ao se estar atento a todos esses requisitos, isso nos leva à uma função mais avançada do social media, que é o estudo do relacionamento de usuários das redes, bem como as suas interações. Isso é importante ser observado e analisado pelas empresas, porque isso será de grande auxílio, no momento de saber como abordar aquele grupo, para uma divulgação efetiva da marca.