As redes sociais são um fenômeno global que atinge todas as classes sociais. Hoje em dia praticamente todo mundo possui uma conta no Facebook, ou então está no Twitter, ou posta fotos no Instagram. Isso quando não está nas três! Pois é, esse é um mercado que se expande com uma força avassaladora, e que, portanto, deve ser explorado por todos que estiverem dispostos a competir por espaço entre curtidas e twittadas.
Pois é nessa linha de exploração de um mercado em franca expansão que a Microsoft de Bill Gates decidiu lançar a sua própria rede social: o Socl (pronuncia-se “social” em inglês).
Ao que parece, a rede social da Microsoft não será uma rede social comum, já que pretende, de acordo com o comunicado oficial da empresa, servir de plataforma aos jovens que desejem entender melhor o fenômeno das redes sociais. Ou seja, seria uma rede social criada exclusivamente para ajudar as pessoas a estudar as redes sociais.
De acordo com o que foi verificada, a interface do Socl é seu principal destaque, pois apresenta um visual limpo, apresentando apenas uma simples caixa de texto para realização de compartilhamentos e de pesquisas. Isso, segundo especialistas representa uma revolução no conceito de pesquisa social e de compartilhamento de status.
No que diz respeito ao chat, as chamadas de vídeo para bate-papo no Socl são chamadas de “Video Party”.
A Microsoft lançou o Socl para competir com o Google Plus, a rede social do famoso site de buscas Google. O Facebook, que é hoje a maior e mais bem sucedida rede social do mundo, não é seu concorrente, mas segundo a própria Microsoft, é seu parceiro. E isso se comprova pelo fato de ser possível realizar o login no Socl através do login do Facebook. Já é possível realizar esse login através de uma conta no Windows Live também.
A grande vantagem do Socl em relação às outras redes sociais é que ele possibilita ao usuário compartilhar links automaticamente, no momento em que se realiza uma busca. A ideia, segundo a Microsoft é a de que se podem criar novos interesses somente por meio desses compartilhamentos, já que as outras pessoas veriam o que o usuário busca em suas pesquisas e isso aguçaria a curiosidade deles.
O Socl ganhou novo fôlego com os lançamentos de aplicativos que podem ser instalados em smartphones com sistemas IOS, Android ou Windows Phone 8. Dessa forma, será possível acessá-la por intermédio de dispositivos móveis, o que seria mais um passo para sua popularização.