Pelo terceiro ano consecutivo, o TikTok é a rede social na qual as crianças mais passam o seu tempo quando estão conectadas. De acordo com um levantamento da Qustodio, aplicativo de controle parental, as crianças estão ficando, em média, 107 minutos por dia navegando pelos vídeos da plataforma, mais do que qualquer outra rede social.
Dados que foram divulgados no relatório “From Alpha to Z: Raising the digital generations” afirmam que o TikTok conseguiu atingir um recorde ao longo do ano de 2022, com uma média de retenção das crianças por um tempo médio de 107 minutos. Este dado representa um aumento de 18% quando comparado com o ano de 2021.
A rede social conseguiu superar o YouTube na faixa de crianças entre 4 e 18 anos de idade. Em média, os pequenos passaram 60% a mais de tempo no TikTok do que na plataforma de vídeos do YouTube. O TikTok também conseguiu superar aplicativos de streaming no tempo de uso – como Netflix (48 minutos) e Disney+ (40 minutos).
Outros aplicativos populares ficaram nas seguintes faixas de tempo: Snapchat (72 minutos), Instagram (45 minutos), Facebook (20 minutos), Pinterest (16 minutos) e Twitter (10 minutos).
Proibição nos EUA
Enquanto isso, novamente surge nos Estados Unidos uma tentativa de proibir o aplicativo chinês por lá. Um grupo de legisladores retomou um projeto de lei que visa impedir a utilização do app, isso em meio a um cenário de aumento de tensão envolvendo os governos daquele país e o da China.
Dois senadores dos Estados Unidos apresentaram uma legislação que bloquearia a popular plataforma de compartilhamento de vídeos. A principal justificativa é a de que o app estaria coletando muitos dados de comportamento dos usuários norte-americanos para a China.