O TikTok anunciou nesta quarta-feira, dia 1º de março, que está disponibilizando uma série de novas funções que possuem como principal foco o controle de pais e responsáveis sobre o tempo que os jovens passam vendo vídeos, bem como o conteúdo que eles consomem. Um dos principais novos recursos é a inclusão de novos limites de tela personalizáveis.
Os novos recursos, de acordo com o comunicado publicado pelo TikTok, foi desenvolvido através de análises de pesquisas acadêmicas e a partir de conversas com especialistas do Laboratório Digital Wellness, do Hospital Infantil de Boston, EUA. Eles chegaram a conclusão de que um tempo considerado como seguro seria de 60 minutos por dia.
Portanto, um novo recurso permite com que os pais ativem este contador nos apps dos menores de idade. Sempre que eles chegarem ao tempo de 60 minutos, o app vai exigir que o usuário informe uma senha para continuar assistindo aos vídeos. Ainda de acordo com a rede social, o adolescente poderá desativar esse recurso, mas a plataforma indica que esse público estipule um tempo limite para uso do app.
Este novo recurso estará disponível na central de controle parental, que é chamada de Sincronização Familiar. O visual desta tela foi modificado, tornando mais fácil agora para que os responsáveis escolha um determinado tempo de tela para a conta dos jovens. No mesmo painel de controle também será possível visualizar alguns resumos sobre o uso que o adolescente faz do app, como o número de vezes que o TikTok foi aberto e o tempo total gasto no aplicativo tanto à noite, quanto durante o dia.
Outro recurso novo que está sendo disponibilizado é que permite com que os adultos criem um cronograma para silenciar remotamente as notificações enviadas pelo TikTok. Também serão disponibilizados novos recursos de controle de consumo de conteúdo, que vão permitir o bloqueio através da escolha de assuntos, palavras e hashtags. Este ainda está em fase de testes.