Depois do anúncio oficial feito por Elon Musk do fim do Twitter com a marca tradicional do pássaro azul para a rede “X”, as mudanças começaram a acontecer já nesta semana. A versão web da plataforma já começou a exibir o novo logo, mas por enquanto apenas isso mudou. A URL x.com, inclusive, já redireciona para o Twitter, o que deve ajudar a reforçar a nova marca da rede social.

Twitter começa transição para “X”. Entenda o que vai mudar na rede social.

Mas a mudança deve ser muito mais profunda do que apenas uma alteração de nome e de logo. A ideia de Elon Musk é transformar o serviço em um “superapp”, que deve seguir o modelo do WeChat, que é muito popular especialmente na China.

"X é o estado futuro da interatividade ilimitada — centrado em áudio, vídeo, mensagens, pagamentos e banco — criando um mercado global para ideias, bens, serviços e oportunidades. Alimentado por inteligência artificial, o X conectará todos nós de maneiras que estamos apenas começando a imaginar", disse a CEO do Twitter (ou "X"?), Linda Yaccarino, no Twitter.

O que deve mudar?

Twitter começa transição para “X”. Entenda o que vai mudar na rede social.

O X deve ser a consolidação de um plano antigo de Elon Musk de criar um superapp nos moldes do WeChat. Basicamente a ideia é ter um app que permita com que os usuários tenham acesso aos mais variados tipos de recursos, e não apenas o de uma rede social para compartilhamento de informação.

Dentro deste grande app, Elon Musk deve inserir ferramentas como troca de mensagens, rede social, serviço de pagamentos, consumo de conteúdo e compras online. Por enquanto, apesar do começo da transformação, ainda não existe um calendário público divulgado em relação aos demais passos da transição.