O Twitter está lançando um novo recuso que terá como principal objetivo oferecer uma maior segurança e também privacidade para os usuários, com a possibilidade do envio de DMs (mensagens diretas) criptografadas. Mas este recurso não estará disponível para todos os usuários, apenas para os assinantes do Twitter Blue.
Este é o serviço de assinatura que permite aos usuários ter o selo azul de verificação para suas contas, que também permite com que os assinantes tenham acesso, de forma antecipada, a novos recursos que vão sendo lançados na plataforma.
O Twtter acrescentou, numa postagem publicada na página de suporte da plataforma, que esse recurso está disponível para usuários verificados com a versão mais recente do aplicativo instalada – tanto em celulares Android quanto iPhones e computadores.
Musk já declarou que o padrão das trocas de mensagens dentro do Twitter deveria ser o seguinte: “se alguém apontar uma arma para nossas cabeças [de funcionários do Twitter], ainda assim não poderemos acessar suas mensagens”.
O recurso funciona da seguinte forma: a versão mais recente dos aplicativos da rede social gera um par de chaves específicas do dispositivo, chamadas de par de chaves pública e privada. A chave pública é registrada automaticamente quando um usuário faz login no Twitter num novo dispositivo ou navegador; a chave privada nunca sai do dispositivo e, portanto, nunca é comunicada ao Twitter.
Além dos pares de chaves público-privadas, há uma chave por conversa que é usada para criptografar o conteúdo das mensagens. Os pares de chaves público-privadas são usados para trocar a chave de conversa com segurança entre dispositivos participantes.
“Empregamos uma combinação de esquemas fortes para criptografar cada mensagem, link e reação eu fazem parte de uma conversa criptografada antes de saírem do dispositivo do remetente e permanecem criptografados enquanto armazenados na infraestrutura no Twitter. Depois que as mensagens são recebidas pelos dispositivos destinatários, eles são descriptografadas para que possam ser lidas pelo usuário”, afirma o Twitter.