O YouTube divulgou nesta semana que está começando a disponibilizar um novo recurso para os usuários da plataforma, chamado “Novidades para você”. A ideia foi oferecer uma aba que mostrasse novas sugestões de conteúdo para os usuários, seguindo uma fórmula muito parecida com aquela adotada pelo TikTok no recurso “For You”.
De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, a aba vai conseguir oferecer recomendações diferentes daquelas que aparecem nos “vídeos recomendados”, algo que já existe há muito tempo no serviço do Google. A empresa também quer “manter as coisas frescas”, de acordo com uma postagem feita no blog oficial.
O recurso de recomendações neste formato acabou nascendo junto com o TikTok e rapidamente se tornou um dos grandes diferenciais da plataforma de vídeos curtos, inclusive como uma das formas de manter a pessoa dentro da plataforma por mais tempo. Recentemente, o TikTok conseguiu até mesmo superar o YouTube em termos de tempo que as pessoas passam assistindo conteúdos em países como Estados Unidos e Reino Unido.
O objetivo da nova funcionalidade do YouTube é ultrapassar o que hoje já é oferecido nas listagens “Explorar” que direciona o usuário a tópicos específicos, como: em alta, músicas, filmes, ao vivo, jogos, notícias, esportes e aprender. Embora essas opções reflitam interesses do usuário, certamente elas não oferecem conteúdo específicos.
A barra estará disponível no tópico Barra de Recomendações do YouTube. Nos apps de dispositivos móveis, o recurso estará disponível ao atualizar a página inicial da plataforma de compartilhamento de vídeos. Quando estiver rolando pelo feed, você também encontrará o prompt "Novidades para você".