TikTok já está sendo considerado como a nova grande febre entre os aplicativos, já aparecendo na lista dos mais baixados, até mesmo figurando na frente do Instagram. E também pode ser uma potencial febre nos smartphones brasileiros daqui há algum tempo.
Na verdade, o TikTok é uma nova versão do antigo Musical.ly, seguindo basicamente com o mesmo recurso, que permite gravar pequenos vídeos, de no máximo 15 segundos de duração, e que possuem como foco principal a dublagem de determinadas cenas de humor ou de músicas.
O aplicativo também funciona como uma rede social, portanto as pessoas podem gravar os vídeos e compartilhar em seu perfil, que pode ser seguido e comentado por outros usuários.
O app tem chamado atenção pelo rápido crescimento, superando gigantes como Facebook, Instagram, YouTube e Snapchat em número de downloads nos Estados Unidos – são 130 milhões de usuários no mundo. Depois da fusão com o Musical.ly, o app cresceu sua base de dados da noite para o dia. A fusão das empresas, em valores, gira em torno entre US$ 800 milhões e US$ 1 bilhão.
O app já é considerado como uma grande febre no mercado asiático. Dos 500 milhões que o app tinha de usuários ativos em julho, 300 milhões estava na China. O sucesso se explica não apenas pela densidade do país, mas pelo fato do app ter surgido lá.
O público do serviço é basicamente composto por adolescentes. O Musical.ly já tinha essa característica, com metade dos usuários situados na faixa etária entre 13 e 24 anos no iPhone e 60% no Android. O app também mostrava predominância da presença feminina, que correspondia a 75% no iOS e 70% no Android. Os dados foram divulgados pela App Annie em março deste ano.