O WhatsApp é o mensageiro mais utilizado do Brasil e se tornou conhecido especialmente pela segurança e pela confiabilidade que passa para os usuários. Mas, mesmo com todos os recursos que garantem que apenas as pessoas que enviam e recebem as mensagens conseguem ter acesso aos seus conteúdos, existem diversas regras que a plataforma exige que os usuários sigam.
Inclusive quebrar algumas dessas regras pode acabar fazendo com que as pessoas sejam banidas para sempre do serviço.
Confira 5 coisas que você nunca deve fazer no seu WhatsApp para não ser banido:
Baixar versões APK do mensageiro
Procurar versões não autorizadas que modificam e adicionam novos recursos no mensageiro oficial e instalar elas no seu smartphone pode fazer com que as pessoas percam as suas contas no aplicativo. Além disso, estes APKs acabam sendo muito perigosos, pois os usuários acabam não tendo controle de quem terá acesso as suas informações.
Disseminar fake news
Nos últimos anos, devido ao cenário político e social global, muitas empresas de tecnologia acabaram tendo que implementar recursos para evitar e punir as pessoas que disseminam notícias falsas. O mensageiro ainda está trabalhando em diversos recursos para combater a prática, e incluiu nos seus Termos de Serviço que as contas que disseminam fake news podem ser suspensas.
Criar e enviar SPAM
Entende-se por SPAM basicamente uma forma massiva de envio de conteúdo para uma grande quantidade de contas que não autorizaram receber essas mensagens. Isso pode acontecer tanto nas mensagens privadas quanto nos grupos, especialmente para as contas comerciais.
Ser reportado ou bloqueado frequentemente
Pode ser raro, mas contas de telefone que acabam sendo reportadas e bloqueadas com muita frequência por outras contas podem acabar tendo alguns problemas. Mas, antes de tomar esta medida, o mensageiro costuma emitir alguns alertas e recomendar determinadas ações.
Usar lista de contatos de terceiros
Os termos de uso do WhatsApp proíbem o compartilhamento e a utilização de números de telefones sem autorização, bem como empregar dados obtidos de maneira ilegal para enviar mensagens ou adicionar pessoas a grupos no WhatsApp.