A Amazon acaba de lançar um serviço pago de e-mail criptografado para empresas. Pelo valor de apenas U$ 4 dólares – equivalente a R$ 10 reais no Brasil – os usuários criam uma conta no WorkMail, com capacidade de armazenamento de até 50 GB.
Apresentado essa semana – mais precisamente quarta-feira (29) – o novo produto da multinacional permite a integração com outras contas de e-mail e possui versão para web, facilitando a vida dos assinantes. Este é mais um serviço da Amazon Web Services, divisão da Amazon voltada para desenvolvimento de serviços para tecnologia da informação corporativa.
A criptografia serve para tornar os e-mails mais seguros e protege-los de possíveis espionagens. Ela funciona como uma ferramenta que protege o conteúdo, expondo ele apenas quando chega ao seu destinatário. Caso ele seja exposto a quem possa tentar ler esse e-mail, será exibida uma mensagem ilegível. Essa é uma ferramenta de extrema importância para empresas que, geralmente, podem precisar proteger seus conteúdos de concorrentes mal-intencionados.
Outro detalhe interessante do lançamento é o gerenciamento da criptografia pelo cliente. Isso significa que as empresas podem determinar onde os dados mais relevantes serão armazenados e como as mensagens serão recebidas e enviadas pelos usuários.
Com essa novidade, a Amazon entra na briga com seus principais concorrentes, Google e Microsoft na disponibilização de ferramentas para clientes que desejam soluções corporativas de e-mails.
Sobre a Amazon
A Amazon foi fundada em 1994 e teve seu site lançado em junho do ano seguinte. Com sede em Seattle, nos EUA, a empresa foi umas das primeiras a obter relevância no mercado de comércio eletrônico. Em 1999, a companhia já possuía 17 milhões de clientes, 175% a mais que o ano anterior. Em 2007, a Amazon começou a entrar no mercado de e-books, com o lançamento do e-reader Kindle.
Atualmente, em sua listagem de produtos estão inovações tecnológicas, como eletrônicos, computadores, celulares, além de brinquedos, livros (e-books) e artigos de multimídia. O recurso Cloud também passou a ser disponibilizado aos internautas, com espaço de armazenamento virtual para PC, Mac e dispositivos móveis, além, é claro, da venda de aplicativos para smartphones e tablets Andrioid na Amazon AppStore.
A Amazon brasileira iniciou as atividades com o lançamento de um site em português no final de 2012. A página vende diferentes modelos do Kindle, em reais, e mais de um milhão de e-books, incluindo títulos em português.