O MSN foi um programa que marcou toda uma geração, especialmente os que presenciaram de perto todo o processo de evolução da internet a partir do final dos anos 90’s e durante os anos 00. E, recentemente, um vídeo que mostrava o antigo mensageiro funcionando em um notebook moderno viralizou na rede social TikTok.
Com isso, muitas pessoas se perguntaram se era possível fazer com que o MSN voltasse a funcionar nos computadores dos dias de hoje ou se tratava de algum tipo de relançamento do programa. Mas, na verdade, as imagens apresentadas são de um software independente de código aberto, chamado Escargot.
O programa não tem nenhuma relação formal com a Microsoft, que era a desenvolvedora responsável pelo MSN. Os criadores do programa não são conhecidos, mas ele é uma parceria com o NINA, projeto que também já recriou outros mensageiros que foram bem famosos, como o ICQ, o Yahoo! Messenger e o AOL Instante Messenger.
Para conseguir recriar o MSN, os profissionais envolvidos utilizam uma técnica bastante comum no mundo da tecnologia que se chama engenharia reversa. Ou seja, a partir dos códigos originais eles conseguem recriar o programa com bastante fidelidade, adicionando até mesmo os recursos, como o famoso “chamar atenção” dos contatos.
Como os servidores oficiais do MSN foram desligados, este programa funciona a partir de um servidor próprio. Mas, como é um projeto independente, ele conta ainda com uma série de bugs. Ele ainda não conta também com recursos e elementos que são considerados básicos nos dias de hoje para programas de troca de mensagens, como uma versão para dispositivos móveis e criptografia na troca de mensagens.
Mas, para quem ficou interessado em experimentar, o download pode ser feito através do site oficial do Escargot.